O problema e a experiência


Certa vez escutei uma história sobre coisas possíveis, era mais ou menos assim: Um gato vivia infernizando uma família de ratos que se instalara em um buraco numa grande casarão. Sempre que um rato saia para buscar comida acabava levando um safanão do gato e acaba se machucando! Aquilo não podia continuar! Então, os ratos fizeram uma reunião para tentar resolver o problema e o líder começou dizendo: - Nós não podemos mais sofrer com esta situação! Temos que dar um fim neste gato! Temos que prendê-lo de alguma forma! Precisamos de idéias! E espero que vocês pensem e nos ajudem a achar uma solução!

Todos ficaram pensativos e alguns arriscaram algumas idéias, mas nenhuma era a idéia perfeita, até que um ratinho gritou lá do meio: - Eu sei, eu sei é fácil! Vamos colocar uma coleira no gato e prendê-lo! E o líder disse: Muito bem! Ótima idéia! E a pergunta é: Quem vai querer colocar a coleira no gato?

Os problemas existem e resolvê-los, na maioria das vezes, não é uma tarefa fácil, mas algumas pessoas tendem a pensar em soluções impossíveis ou inviáveis. É bom lembrar da pergunta: - Quem vai colocar a coleira no gato?

A idade nos traz a visão de que alguns problemas são uma ilusão da inexperiência.

A tentativa e erro de todo o dia são um ótimo benefício a longo prazo - a maturidade, passamos a ter olhos mais treinados e quando percebemos, as soluções não estão tão difíceis, tudo fica mais simples e assim, uma vida feliz vai se tornando realidade.

É só começar a pensar, pense no amor, no casamento, na família, nos amigos reunidos, filhos, netos, no nascer do pôr-do-sol, nas noites de lua, nas estrelas, nas crianças, na audição, visão, na saúde, nas flores, lagos, nuvens, na capacidade de fazer escolhas e na sua própria vida. Tudo isto você tem experimentado, é grátis, e, quanto mais você experimentar as coisas, melhor irá lidar com as dificuldades da vida, por isso é importante estar aberto a novas experiências.

Na verdade não vemos o mundo como ele é, mas, como somos ou como imagimos ser! A nossa visão de nós mesmos passa pela nossa história e pelo tamanho do nosso ego. Talvez por isso pessoas ruins acham que todo mundo é capaz de enganar, de trair, de roubar, porque o espelho de sua alma é assim! Se ela é capaz de fazer, pensa que todo mundo também é!

Provavelmente as pessoas boas são facilmente enganadas por pessoas más, porque seu espelho só mostra coisa boas! Para estas pessoas, fazer algo errado está fora da sua realidade, pessoas com boa índole não acreditam que alguém é capaz de pensar em querer prejudicá-la, não acreditam que alguém tem coragem de fazer maldade, por isso, muitas vezes são presas fáceis destas pessoas.

O que muda as pessoas é a experiência, os calos da vida nos dão defesas, nos treinam os olhos que nos trarão a segurança para uma vida feliz e segura. Precisamos de soluções práticas e possíveis.

Fabiola Deiusti Custódio

Comentários

Postagens mais visitadas